sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

UM OUTRO LADO DAS POTENCIALIDADES DO RIO DE JANEIRO

 

Movimentos sociais e organizações do Rio de Janeiro convidam para o Fórum Social Urbano

favela-morumbi-sao-paulo
Nos bairros e no mundo, em luta pelo direito à cidade, pela democracia e justiça urbanas
22 – 26 março de 2010
Rio de Janeiro, Brasil

Em março de 2010, a cidade do Rio de Janeiro irá receber o V Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU. Espera-se que o encontro reúna cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo. Em suas várias edições, esse evento tem sido incapaz de abrir espaço àqueles que resistem à lógica implacável da cidade-empresa e da cidade-mercadoria.

Por isso, os movimentos sociais, organizações e militantes que lutam por uma cidade mais igualitária, justa e democrática, vimos convidar a todos para construir coletivamente o Fórum Social Urbano.

O Fórum será realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, localizado a 300 metros do evento oficial (VEJA O MAPA). A proposta é criar um espaço paralelo onde participantes do Brasil e do mundo possam trocar suas experiências. Em época de preparação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro e para a Copa do Mundo em 12 capitais do país, a programação do Fórum Social Urbano (FSU) pretende questionar a falta de participação popular nas decisões sobre os rumos das cidades e debater de forma ampla os principais problemas vividos nos centros urbanos.


As discussões nas plenárias preparatórias para o Fórum apontaram 4 eixos de estruturação dos debates :

- Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas
- Megaeventos e a Globalização das Cidades
- Justiça Ambiental na Cidade
- Grandes Projetos Urbanos, Áreas Centrais e Portuárias



Além dos debates, o Fórum pretende ser um espaço efetivo de experimentação de outra forma de viver a cidade, mais democrática e mais diversa: visitas em grupo à cidade para além dos cartões-postais, manifestações artísticas, exposições, plenárias, fóruns de articulação, projeções e exibições de filmes , dentre outras atividades.



CONVIDAMOS A TODOS PARA CONTRIBUÍREM COM PROPOSTAS DE ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS.

A inscrição de atividades deve ser feita através do preenchimento do formulário 


Envie sua proposta até o dia 7 de março para: programacaofsu@gmail.com
A Comissão de Programação buscará contemplar todas as propostas recebidas, dentro dos limites de espaço e tempo disponíveis.

– Para mais informações, escreva para comunicacaofsu@gmail.com

Nenhum comentário: